11 de jun de 2017

PROJETO INSTITUCIONAL 2017



MUITOS MUNDOS
CABEM NUMA SALA DE AULA

 
PROBLEMÁTICA: Quais as possibilidades nas salas de aula de preparar cantos DESAFIADORES e PROVOCADORES de aprendizagens para as nossas crianças?
JUSTIFICATIVA:
  O espaço físico não apenas contribui para a realização da educação,
 mas é em si uma forma silenciosa de educar.
Parâmetros Básicos  de infraestrutura
para instituições de educação Infantil
encarte 1 2006 p. 7
 
O trabalho com cantos não constitui apenas um momento de aprendizagem da criança, mas também do professor, que aprende a segurar seu impulso de sempre pré controlar a situação. De toda maneira, o professor não deixa de garantir seu papel de coordenador do grupo, na medida em que escolhe a forma de constituir o espaço e propõe desafios ao grupo.
A arrumação da sala em cantos de atividades diversificadas proporciona também um importante aprendizado para as crianças, o da transformação do próprio ambiente e da descoberta de que muitos mundos cabem numa única sala de aula.
Toda criança brinca. Ela necessita deste espaço para se desenvolver. 
É brincando que as crianças descobrem como as coisas funcionam e assim começam a se relacionar com a vida, perceber os objetos e o espaço que seu corpo ocupa no mundo em que vive. 
A criança simboliza. Brinca de faz-de-conta, representa papéis, “recria” situações que lhe foram agradáveis ou não. Só que quando a criança recria estas situações, faz da forma que ela suporta, não correndo riscos reais. Através do faz-de-conta, a criança traz para perto de si uma situação vivida e a adapta à sua realidade e necessidade emocional.
Assim sendo, pensaremos em cantos divertidos, calmos, relaxantes, interessantes, intrigantes para que nossa criança sinta-se ainda mais autônomo para realizar aquilo que tem vontade na sala de aula, aprendendo sozinho e junto com seus amigos e professora, para assim transmitir a aprendizagem, unindo o lúdico ao agradável.
Segundo (Russo,2007) A criança pequena é possuidora de muitas potencialidades, e surpreendentes competências, co-produtora do conhecimento e da identidade através do relacionamento com outras crianças no coletivo infantil e produtoras de cultura. Assim, as crianças são percebidas como co-construtoras, ao lado de adultos e outras crianças.
 
OBJETIVO GERAL:
         
Reestruturar o espaço das salas, proporcionando um ambiente rico e agradável em brincadeiras e interações que possibilitem novas aprendizagens, descobertas e formas de pesquisa.
 
OBS.: a partir deste projeto cada turma desenvolverá o seu projeto sobre os cantos que irá construir em sua sala.

 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário